The M+G+R Foundation

SANTISSIMA TRINDADE

O Conceito de Segredo


INTRODUÇÃO

Pela Graça de Deus, em Seu Santo Nome e de acordo com a Sua Vontade, tratarei de elucidar o conceito do segredo da Santíssima Trindade.

Não existem palavras nem expressões capazes de ilustrar alguma coisa que transcendam o universo criado. Portanto, utilizarei comparações e sinónimos do nosso mundo físico. Peço-lhe que seja benévolo com as minhas limitações de comunicação.

O CONCEITO DE SEGREDO

O conceito foi um mistério através dos séculos e é então activado com uma pergunta: Como é possível que haja um só Deus, mas ao mesmo tempo que sejan Três Pessoas Divinas e diferentes?

Vejamos: Um só Deus "está composto" de uma Substância Divina e única. Este Deus único manifesta-se em três Pessoas Divinas. Quer dizer: Uma substância em Três Pessoas: Três Manifestações.

DETALHES

Uma Substância Única

Utilizemos a comparação química: A molécula do composto chamado "Água", está  formada por três  átomos: dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. A fórmula química é: H2O. Quando dois átomos de hidrogénio se combinam quimicamente com um átomo de oxigénio para criar uma molécula, a substância que daí resulta, é sempre a mesma e única: Água [H2O]. Esta substância única tem um conjunto de propriedades físicas e químicas que não se encontram noutro composto.

Três Manifestações

A  água [H2O] pode estar no estado gasoso, estado líquido ou estado sólido. Quer dizer, manifesta-se nos três estados de acordo com a pressão e a temperatura do meio ambiente em que se encontre. Isto tudo acontece sem deixar de ser a mesma e única substância: Água [H2O].

A Comparação

O estado normal da  água é aquele que se manifesta quando se encontra em condições normais (temperatura ambiental e pressão atmosférica a nível do mar), então, a 'Manifestação Normal' da  água [H2O] é o 'Estado Líquido'.

Consideremos então esta comparação: Deus Pai = 'Manifestação Normal' = 'Estado Líquido'; portanto 'Manifestação Concreta' = 'Estado Sólido' de Deus Pai, é Jesus Cristo; por isso, 'Manifestação Espiritual' = 'Estado Gasoso' de Deus Pai, é o Espírito Santo. Uma Substância, Três Manifestações diferentes.

Sob determinadas condições de temperatura e pressão, a  água [H2O] manifesta-se simultâneamente (em perfeito equilíbrio termodinâmico) em três estados: gasoso, líquido e sólido.

Tanto a água no 'Estado Sólido', como no 'Estado Gasoso' provêm da água no 'Estado Líquido'. Portanto a esse estado regressam uma vez que: O 'Estado Líquido' é o 'Maior de Todos', mesmo sendo os três Estados manifestações da Mesma Substância: H2O.


Comentários

 [1] O Divino sempre se reflecte no mundo físico. Portanto o conceito Triuno manifesta-se nos três estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso.

 [2] O homem tem a semente das duas pessoas do Deus Triuno. O homem foi criado à imagem de Deus mas só será completamente realizado quando regressar ao Pai.

A semente do Espírito Santo é desvendada no Baptismo. Esta semente, se for cuidadosamente cultivada, frutificará  nesse ser humano sob a forma de um espírito muito santo à imagem do Espírito Santo.

Quanto mais profundamente o homem viva a Palavra de Deus mais se assemelhará  à 'Palavra (O Verbo) Encarnada', a imagem do Filho.

Mas para chegar a manifestar-se completamente no homem a 'Imagem do Deus Triuno'. o terceiro componente só pode conseguir ao regressar ao seio do Pai.

[3] O homem foi feito à 'Imagem de Deus'. Uma 'Imagem' de um espelho ou projectada nunca é  tão perfeita como a 'Original'. No entanto, quanto mais perfeito for o espelho ou a projecção, mais fiel será  a 'Imagem' ao 'Original'.

Ele "... é perfeito como o Pai é perfeito..." chama-nos a aperfeiçoar os nossos 'espelhos' o mais possível, para que a 'Imagem' reflectida por nós seja a mais perfeita possível. Mantendo em mente que, uma 'Imagem' sempre é  uma 'Imagem', não importa o grau de perfeição, porque..."Quem é como Deus?"

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo disse que vendo-o a Ele, era como ver o Pai, o que Ele lhes dizia era que: Ele não é uma 'Imagem', Ele é a mesma substância, portanto, não é diferente do Pai porque... Ele própio é Deus!


Originalmente publicado a nível mundial em Inglês em Maio de 1994. Nazaré, Portugal.

© Copyright 1999 - 2016  pela The M+G+R Foundation. Todos os dereitos reservados. Não entanto, você pode livremente reproduzir e distribuir este documento, sempre e quando: (1) Referência apropriada é feita sobre a sua origem; (2) Nenhuma modificacão é feita ao texto sem prévia autorização escrita; e (3) Não haja recebimento de quantias pelo mesmo.

The M+G+R Foundation
Sobre Nosotros  y  Preguntas Frecuentes sobre Nosotros

Indice dos ARTIGOS EM PORTUGUES

Para outros documentos relacionados:

Psicólogos*Adivinhos*Curandeiros - E Deus? Uma Sinopse Bíblica


HOME PAGE - Português HOME PAGE - Inglês

HOME PAGE - Espanhol


HOME PAGE de Emergência


Future Use

Note se faz favor:
Se as imagens datadas acima não aparecerem neste documento, isso significa que não está perante o documento original dos nóssos servidores. Deve ter razão para duvidar da autenticidade deste documento, recomendamos então que, de novo, procure acesso ao nósso servidor e click "Refresh" ou "Reload" do seu Browser para ver o documento original.

Se desejar contactar The M+G+R Foundation, Clique aqui se faz favor, e siga as instruções.